Anderson          André         Culver         Paulo         Boon

ANDERSON GOMES AGOSTINHO (Baixo)

Nascimento: 16/03/1980

Local: Itajaí/SC - BRASIL

Outras atividades:Baixista da banda Herege (1997).

ANDRÉ FABIAN MEES TULIPANO (Guitarra/Vocal)

Nascimento: 06/02/1973

Local: Curitiba/PR - BRASIL

Outras atividades:  Bandas Nosferatu (1992) e Herege (1994).

CULVER YU LIT SIM (Bateria)

Nascimento: 24/12/1974

Local: Hong Kong - Special Administrative Region of CHINA

Outras atividades: Ex-proprietário de loja especializada em rock/heavy metal e produção de shows de Heavy Metal na região.

PAULO CÉSAR WINTER (Teclado)

Nascimento: 03/07/1961

Local: Peritiba/SC - BRASIL 

Outras atividades: Ex-proprietário de loja especializada em rock/heavy metal em Itajaí. Produziu diversos shows de Heavy Metal em Santa Catarina e também atuou como manager da banda Steel Warrior.

YU BOON SIM (Guitarra)

Nascimento: 24/12/1977

Local: Hong Kong - Special Administrative Region of CHINA

Outras atividades: Junto com o irmão Culver, atividades em loja specializada em rock/heavy metal.

Mais que um orgulho... um modo de vida...

Nossa história começa quando...

                       Era verão de 1996 e três amigos estavam de férias quando tiveram a oportunidade de trocar muitas idéias a nível musical e então chegarem a um consenso: desejavam formar uma banda. André Fabian, Culver Yu e Anderson Xavier não desejavam somente formar uma banda que fosse um passatempo para eles. Como já haviam tocado em outras bandas, desejavam que esta nova experiência fosse levada a sério,para render frutos no futuro.
            Heavy Metal: todos tinham em comum esta filosofia. Sendo assim, a banda deveria seguir este estilo musical, porém nenhum dos envolvidos desejava que fosse feito algum tipo de mistura ao Heavy Metal. Simplesmente desejavam tocar o Heavy Metal europeu que todos os seus ídolos vinham fazendo como referência até então, ou seja, muita melodia, passagens épicas associadas a temas clássicos. Isto tudo sem perder a essência do Heavy Metal: o peso e a velocidade.
            Deveria-se agora escolher um nome para o batismo da banda. Pensou-se então em um nome que representasse a proposta musical da banda. A imagem de um gerreiro seria o ideal para fazer frente ao som com temas épicos que desejavam fazer, e que representasse também o desejo de manter vivo um estilo musical que não se rendeu à mídia e aos modismos passageiros. Um guerreiro de aço, assim batizaram a banda: Steel Warrior.
            Assim sendo, quando voltaram de suas férias puderam iniciar os ensaios. Porém ainda a formação não estava completa. Com André Fabian nas guitarras/vocais, Anderson Xavier no baixo e Culver Yu na bateria, ainda faltava mais um guitarrista, para que a sonoridade da banda ficasse como haviam desejado.
            Foram pesquisadas várias pessoas mas, em algum sentido, elas não tinham os mesmos ideais dos componentes da banda.Até que encontraram Robert Nietsche, que apesar da pouca experiência musical, estava muito interessado em compartilhar os interesses da banda. Assim iniciaram os trabalhos com a formação completa.
            A primeira música composta, por incrível que pareça, foi uma balada. "Wind of Sorrow", que conta a história de um guerreiro que perde sua amada por ser considerada uma bruxa, em tempos da Inquisição.
            Seguiram compondo novas músicas então surgiu "Rasalom", baseada no filme/livro "The Keep", onde Rasalom representava as forças do caos, em constante embate com as forças da luz. A música tem um andamento em tercinas, o que dá a conotação de um ritmo "cavalgado", muito comum no Heavy Metal europeu dos anos 80.
            Então foi composta a terceira música da banda até então: "Steel Warrior", sua música título, retratando a saga de um guerreiro, ou seja, a história daquele que é a expressão principal da banda. Não é uma música com muita velocidade, mas seu riff de guitarra inicial e seus cortes épicos tentam dar mais ênfase a todo o trabalho que a banda propõe-se a fazer.
            A seguir foram compostas outras 2 músicas: "Blind Faith", que é uma crítica a respeito da fé cega, do comércio religioso que vem ocorrendo desde épocas passadas; e a "Crossing the Mist", que é a respeito de uma nova dimensão, um novo mundo envolto em uma densa névoa, onde muitos segredos estão ainda por serem descobertos.
            Até então só haviam ensaiado, quando fizeram o show de estréia em outubro de 1996, na "Iª Heavy Metal Convention" de Itajaí, onde foram muito bem recebidos pelo público em geral. Após este show, fizeram alguns outros shows pela região, onde também conseguiram um certo êxito.
            Em seguida, decidiram gravar uma Demo Tape, contendo 2 composições: "Rasalom" e "Steel Warrior". Esta fita foi enviada para diversos meios de comunicação especializados em Heavy Metal (revistas, fanzines,etc.) e até os dias atuais vem recebendo críticas, em sua maioria positivas, quanto ao trabalho realizado pela banda.
            Já havia se passado um ano da existência da banda quando problemas pessoais impediram a permanência de Robert Nietsche, sendo substituído por Pedro Giovani. Este, por sua vez, já era amigo de longa data dos componentes da banda, o que facilitou seu entrosamento com o restante do grupo.
            Nesta mesma época, foi publicada uma critica da Demo Tape na "Rock Brigade", revista especializada que fez um comentário muito positivo a respeito do trabalho da banda, o que vem repercutindo até os dias de hoje, com cartas vindas de todo o Brasil e de países europeus (Inglaterra, Portugal, Grécia), bem como da Ásia (Japão).
            Continuaram então o trabalho de composição, quando foi composta "Garden of Souls", que fala de espíritos e paz. "Son of an Eagle" foi a próxima composição, tratando de falar de liberdade. É uma das composições mais melódicas do grupo até os dias atuais. Justamente na época que compuseram esta música, tiveram a oportunidade de fazer a abertura do show do Gamma Ray, em Florianópolis/SC, o que consideraram uma grande honra pelo fato de serem seus ídolos de longa data. Mais uma vez neste show foram muito bem recebidos pelo público e também pelos músicos da banda principal, o Gamma Ray.
            A última composição concluída foi "Revenge", que retrata uma vingança por parte daquele que teve sua amada assassinada como bruxa. Mais uma vez a banda investe na velocidade e peso nesta composição, sem perder a linha melódica marcante.
            Com a saída de Pedro Giovani, Boon Yu, roadie da banda assume a guitarra, pois já tinha um bom conhecimento das músicas e acompanha a banda desde o início. Mais uma vez a banda não sofre alterações em seu direcionamento musical, visto que permaneceu o gosto comum por composições técnicas com velocidade, melodia e o velho feeling do power metal.
            Com 8 composições concluídas, a banda buscou recursos financeiros e iniciou no início de maio/98 as gravações de seu primeiro CD, que conta com estas 8 composições, uma intro e um desfecho. Um fato a ser lembrado é que existem mais três composições, uma concluída e duas em conclusão que deverão fazer parte de um outro trabalho da banda.
            O debut-CD foi gravado nos estúdios Clínica de 32 canais híbridos, de Curitiba / PR, com a produção a cargo de Murillo da Rós que também é músico. Este trabalho foi marcado por muitos sacrifícios por parte dos integrantes que passaram por muitas dificuldades financeiras para concluir as gravações pois a banda não teve nenhum apoio, o que levou 9 meses para a conclusão das gravações, sendo finalizada em fevereiro de 1.999 e posteriormente foram feitas a mixagem e a masterização no próprio estúdio Clínica, o que resultou uma produção sonora comparável aos mais conceituados trabalhos lançados.
            Enfim o álbum é lançado com o nome de
"Visions from the Mistland", com 10 faixas do mais puro Power Metal, com faixas que misturam peso, velocidade, agressividade e melodia com faixas mais cadenciadas, porém sem perder o peso característico. As faixas deste álbum são:

1.The First Vision
2.Son of an Eagle
3.Revenge
4.Garden of Souls
5.Crossing the Mist
6.Steel Warrior
7.Rasalom
8.Wind of Sorrow
9.Blind Faith
10.Twilight hills

           Logo após o lançamento do CD, Anderson Xavier deixa a banda alegando problemas de ordem pessoal.  Para o lugar de Anderson Xavier a banda chama Anderson Gomes Agostinho.  Esta é sem dúvida a melhor formação da banda desde sua criação.

            Com a consolidação desta nova formação a banda inicia o processo de composição do materal de seu próximo CD, e atualmente já possúem 11 novas músicas, sendo algumas delas: "Power Metal",  "Guardians of the Desert Sea", "Army of the Time", "Divine Wind of Sho", "The First Warrior", "Beyond the Twilight Hills", "Your Majesty's Return", entre outras.

             A Steel acaba de realizar sua primeira turnê pela europa, com ótima repercussão e já inicia a gravação de seu segundo álbum já intitulado "Army of the Time", previsto para ser lançado pela Hellion Records em março/2002.