Texto: Daniel M. Letieri
Fotos: Felipe R. Rigby (www.mundorock.net)

São Paulo-SP, Brasil
05-07 de Maio de 2005

Depois de 2 anos desde o último show do Grave Digger no Brasil, eles retornam para mais uma aula de heavy metal. Só que desta vez seria um show especial para os fãs, pois estava planejada a gravação de um DVD, comemorando os 25 anos da banda!

Porém, o presente chegou antecipadamente no dia 05/05/2005, quando os produtores resolveram fazer uma noite de autógrafos no Blackmore Rock Bar, em Moema. Foi uma noite mágica para todos nós, onde todos os integrantes distribuíram autógrafos e interagiram com o público de forma humilde e sem frescuras. Quem esteve lá pôde conferir o Manni e o Stefan andando e bebendo no meio de todos nós, como se fosse meros espectadores. Tudo isso serviu para o público admirar o Grave Digger em outro ponto fora dos palcos: o lado pessoal. Além disso, Michael, um dos responsáveis pela gravação do DVD, estava lá para algumas filmagens extra.

Logo após os autógrafos e a interação com os fãs, chegava a hora da Fire Diamond (com seu projeto EXCALIBUR) entrar em ação. Manni, Stefan e Jens, retribuíram a homenagem, subindo ao palco para tocar com a banda! Fizeram um grande show com grandes clássicos do GD, incluindo Scotland United, Back To The Roots e claro, HM Breakdown, onde o próprio Chris ficou impressionado com a aproximação no timbre de sua voz com a do Rodrigo, vocalista da FD.

Após esta grande noite, chegava a hora do tão aguardado show! Dia 07/05/2005 ficará marcado na memória de muitos headbangers do Brasil e com certeza em outros pelo mundo todo, quando tiverem a oportunidade de assistir as gravações.

Depois da banda de abertura, as cortinas se levantam para a terceira apresentação do Grave Digger em nosso país. Como de costume, mais uma bela introdução: Passion faz com que os fãs fiquem ainda mais ansiosos e empolgados. A faixa-título vem em seguida, fazendo com que todos cantassem o refrão em uma única voz, impressionando o carismático Chris Boltendahl. "Desert Rose" veio em seguida; rápida e pesada, não deixou sequer um espectador parado. O set seguiu com 2 gratas surpresas: “Paradise” (do álbum Wargames, que ainda é criticado por uma minoria) e “Shoot Her Down”, que foi criada em 1984, em um EP homônimo, para uma turnê com o Metallica. "The Reaper", "Symphony of Death", "The Grave Dancer" mantiveram o público mais do que aceso.

"Knights of the Cross" foi um dos pontos mais quentes do show, onde o público cantou, não somente os refrões, mas como a música inteira com a banda, encobrindo, em certos momentos, a própria voz do Chris. As surpresas não pararam por aí e musicas que raramente eram executadas pela banda, ressurgem no repertório. Entre elas estiveram: "Yesterday", "The Curse Of Jacques" e "Battle Of Bannockburn". Claro que os clássicos continuavam à todo vapor como "Rebellion", "Witchunter", "The Round Table", "The Dark Of The Sun", "Circle Of Witches", “Excalibur” e "Morgane Le Fay" (com direito à uma emocionante dedicatória de Mr. Boltendahl para Samara, presidente de nosso fã-clube). Heavy Metal Breakdown prova que é praticamente um hino do Grave Digger em 25 anos de estrada, tamanha empolgação do público em cantá-la.

Ao final a banda inteira agradeceu o carinho e empolgação de quem lá esteve presente, prestigiando não apenas um show de Heavy Metal, mas sim uma festa de uma banda que fez muito pelo metal oitentista e com certeza continuará fazendo por muitos e muitos anos! Confira abaixo o set list completo com as 26 músicas executadas:

  1. Passion/The Last Supper
  2. Desert Rose
  3. The Grave Dancer
  4. Shoot Her Down
  5. Excalibur
  6. Paradise
  7. The House
  8. Circle Of Witches
  9. The Reaper
  10. Valhalla
  11. The Couse Of Jacques
  12. The Battle Of Bannockburn
  13. Grave in the No man's Land
  14. Son Of Evil
  15. Yesterday
  16. Symphony Of Death
  17. The Dark Of The Sun
  18. Morgane Lefay
  19. Witchunter
  20. Knights of the Cross
  21. Twilight of the Gods
  22. The Grave Digger
  23. Rebellion
  24. Rheingold
  25. The Round Table
  26. Heavy Metal Breakdown

Chris e Samara, presidente do
Brazilian Headbangers Force

 

(Logo mais fotos na inauguração da seção de fotos)